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          Engenheiro  Químico formado em 1986 pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz. 
           
        Sou  um profissional com mais de 25 anos na área comercial, sendo os últimos 15 anos  em nível Gerencial, notadamente no Business to Business (B2B), com orientação  pela busca de maximização de resultados através da gestão focada na  Administração por Objetivos. 
         
Dentro  do ambiente comercial (compreendendo vendas, compras, marketing e gestão de  pessoas), em todas as empresas em que atuei, a informação (obtenção, controle e  engenharia) foi ferramenta fundamental para o pleno exercício e sucesso na  superação das metas estabelecidas. O planejamento estratégico e tático foi  grande aliado em todo o processo. 
 
Possuo  ampla experiência em: Gestão de Business Intelligence, Distribuição (papelaria,  suprimentos de informática, material de escritório e hardware), Marketing  Industrial e Corporativo, Planejamento Estratégico e Tático (comercial,  produção e estoques), Back Office e Marketing Account.
 
 
        A  gestão da equipe, o afloramento do potencial e o aproveitamento das  características individuais, a constante análise da carteira de clientes, o  estreitamento do relacionamento entre empresas, foram algumas das ferramentas  utilizadas na consolidação dos resultados. 
         
        Em  Marketing atuei em diversas frentes de ação. Montei Stands (gerenciamento  completo) e participei ativamente em feiras de negócios tais como Fispal e  Comdex. Em Marketing de Relacionamento, estruturei convenções e workshops. Em  mídia, criei catálogos de produtos, revistas periódicas, brochuras técnicas,  broad sides, sites institucionais e de e-commerce. Na área de imagem, criei e  rejuvenesci logotipos empresariais, embalagens, impressos. Na área promocional,  criei campanhas de vendas internas e externas, planos de premiação em conjunto  com fornecedores e/ou por iniciativa interna. 
         
        Em  Compras, destaco os relevantes pontos de atuação, além dos atributos comuns ao  departamento: fortalecimento do marketing de relacionamento com fornecedores,  planejamento de produção terceirizada integral (desde a aquisição dos insumos,  logística e programação industrial) e a adequação do estoque para redução do  impacto do Capital de Giro sem perda da qualidade das vendas.Devido a grande facilidade na utilização das  ferramentas de informática, e pelo profundo conhecimento estrutural das áreas  comerciais, atuei em diversas empresas interfaceando a operação com o  desenvolvimento de sistemas de ERP, CRM e WEB, otimizando o processo  operacional. 
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