Literatura
O Monge e o Executivo O Monge e o Executivo
Uma história sobre a essência da Liderança
autor: James C. Hunter - Editora Sextante

Traduzido para o português em 2004 e lançado no Brasil em 2005, rapidamente se tornou um sucesso de vendas. Foram mais de um milhão de exemplares vendidos nos dois primeiros anos, 640 mil somente em 2006.

Mas qual a razão para tão estrondoso sucesso?

É corriqueiro em nosso ambiente diário, questionarmos aspectos práticos, avaliando sobre o sucesso ou fracasso naquilo que fazemos. É da natureza humana, e uma das qualidades mais importantes, este questionamento. É assim que aprendemos. Mas, será que enxergamos os acontecimentos como eles realmente são? Ou será que temos uma natural miopia interior? Você pode acreditar ter excelente relacionamento com as pessoas, se considerar feliz, mas será verdade?
Em nosso dia-a-dia, pela constante pressão por resultados, acabamos por relegar para segundo plano, importantes valores fundamentais em nossa estrutura enquanto seres humanos.

Desaprendemos a lidar com as pessoas e a interpretar os sinais por elas transmitidos. Esquecemos a importância do relacionamento, do respeito e da humildade.

James C. Hunter, escreve uma história simples, porém profunda, para resgatar estes valores, através de um auto questionamento. A leitura é leve, de absorção quase que osmótica. Em meu ponto de vista, o subtítulo do livro “Uma história sobre a essência da liderança” é a definição perfeita para o conteúdo do livro.

A história se passa em um seminário de uma semana em um mosteiro, com seis pessoas com personalidades, perfis e origens profissionais diferentes, ministrado por um ex-empresário de enorme sucesso, hoje um monge beneditino. As confrontações de valores, crenças e emoções são constantes no livro, através de debates com opiniões quase sempre antagônicas, mas carregadas de inestimáveis lições de vida.

Desde as primeiras páginas, de forma explícita ou mesmo subterfugiada, as mensagens e lições são apresentadas a todo instante para nossa reflexão. A qualidade na diferenciação entre poder e autoridade é de uma simplicidade contundente. E Hunter vai mais além:

“Diferente do poder, a autoridade não pode ser comprada, nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a que você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.”

Também são apresentadas as qualidades pertinentes a um verdadeiro líder. Todas elas são comportamentais, portanto, existentes ou não em nós exclusivamente por escolha individual, ou seja, não se nasce líder, a liderança torna-se natural através das nossas opções.

Ao longo de todo o livro, Hunter provoca nossa mente a refletir. Durante a leitura somos levados a avaliar os valores organizacionais e seus paradigmas, a importância das opiniões contrárias, as virtudes a serem trabalhadas, o ambiente organizacional e como disseminar atitudes positivas, as mudanças necessárias que normalmente começam em nós mesmos. Até discussões sobre amor “ágape”, o determinismo de Freud e religiosidade são abordados.

Um livro imperdível! Não somente para quem quer praticar uma liderança verdadeira, mas para todo aquele que de alguma forma quer dar uma melhor qualidade a sua vida e em seus relacionamentos interpessoais.

return

Apresentação
Resultados
Trajetória
Especialização
Artigos
Literatura
Multimídia
Links e Parcerias
Contato



















































lauro@blanco.pro.br

©2009 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido e criado por L Blanco Jr

Cel: 11 8155 8077
Tel: 11 5641 6351

Apresentação Resultados Trajetória Especialização Artigos Literatura Multimidia Links/Parcerias Contato